Com a presente edição d'O Capital procurou-se tornar acessível ao leitor comum aquela que é seguramente a obra mais citada de Karl Marx, a mais importante para a compreensão profunda da sua doutrina e também a mais mal conhecida. E isto exactamente porque a sua leitura na versão original apresenta bastantes dificuldades tanto ao leitor não especializado como ao mediamente informado.
No entanto, ao tentar eliminar essas dificuldades houve a preocupação de não comprometer o sentido e o conteúdo das palavras do fundador do socialismo científico. Não estamos, pois, em presença de uma dessas obras de divulgação em que um novo autor expõe livremente o texto original, sacrificando a fidelidade das ideias à simplicidade da linguagem.
O critério seguido neste caso teve como princípio norteador conservar sempre que possível as próprias palavras de Karl Marx, limitando-se a intervenção no texto-base a suprimir tudo o que não fosse imprescindível para a compreensão das ideias expostas e a reagrupar em novas unidades o que diga respeito a um mesmo tema e surja disperso em várias partes ao longo da obra. |